Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 46 - Processo Seletivo - Senai - 2.015

Processo Seletivo: Curso Técnico
Ano: 2º semestre de 2016
Órgão: SENAI
Prova: CGF 2124
Fonte: Portal SENAI


O texto a seguir aborda a obra de Johannes Kepler, um dos astrônomos que embasaram a obra posterior de Isaac Newton sobre a Gravitação.


Kepler, com seu trabalho, rompeu amarras que nem Copérnico havia ousado tocar. Ele procurou explicar o movimento dos corpos celestes. Não se contentou em salvar as aparências. Buscou equações. Procurou causas físicas, causas dinâmicas para o movimento dos planetas. Era o início da articulação da mecânica que estava começando a se tornar realidade.(...)


Fonte: ZANETIC, J. Gravitação. Notas de aula da disciplina FEP 156 - Gravitação, Universidade de São Paulo, 1995.


Considerando esse texto e conceitos de Astronomia, foram feitas as seguintes afirmações.


I. Uma das amarras a que o texto se refere, com relação a Copérnico, é o abandono da necessidade de encaixar os cálculos em um modelo circular de órbita para os planetas.

II. Kepler é um dos astrônomos cuja teoria cosmológica se contrapunha às teorias dos ptolomaicos.

III. Kepler e Copérnico não possuíam elementos comuns em suas teorias cosmológicas.

IV. O trecho “não se contentou em salvar as aparências” se refere ao fato de Kepler não ter utilizado artifícios matemáticos (epiciclos, equantes, etc.), semelhantes aos de Ptolomeu, como o fez Copérnico, para explicar o movimento observado dos planetas.

V. Kepler é conhecido por suas três leis que descrevem o comportamento do movimento dos planetas ao redor do Sol.


Estão corretas apenas as afirmações


a. I, II e V.

b. II, III e IV.

c. I, II, III e V.

d. II, III, IV e V.

e. I, II, IV e V.


Solução: (e)


I. Uma das amarras a que o texto se refere, com relação a Copérnico, é o abandono da necessidade de encaixar os cálculos em um modelo circular de órbita para os planetas.

Esta alternativa está correta. Kepler obterve equaçãoes que deram origens as Leis da Kepler.


II. Kepler é um dos astrônomos cuja teoria cosmológica se contrapunha às teorias dos ptolomaicos.

Esta alternativa está correta. Kepler concordava com Copérnico, sobre a Terra orbitar o Sol, ou seja o modelo Geocentrismo e heliocentrico e os ptolomaicos consideravam o modelo geocentrico com o Sol orbitando a Terra.


III. Kepler e Copérnico não possuíam elementos comuns em suas teorias cosmológicas.

Esta alternativa está incorreta. Kepler e Copérnico,concordavam que a Terra orbitar o Sol.


IV. O trecho “não se contentou em salvar as aparências” se refere ao fato de Kepler não ter utilizado artifícios matemáticos (epiciclos, equantes, etc.), semelhantes aos de Ptolomeu, como o fez Copérnico, para explicar o movimento observado dos planetas.

Esta alternativa está correta. Kepler se concentrou em dados astronomicos para observar um padrão matemático no que se referia as orbitas dos planetas.

Segundo Egont Alexandre Schenkel (2.005):


"Tanto Ptolomeu quando Copérnico utilizaram conceitos matemáticos bastante parecidos para explicar o movimento aparente dos astros. Os conceitos mais importantes são os deferentes e os epiciclos. 

Deferente é definido como a órbita de um ponto abstrato em torno de um astro (o Sol ou a Terra, por exemplo). A órbita de um astro (um planeta, por exemplo) em torno desse ponto é chamada de epiciclo. 

Equante é um ponto no qual a velocidade angular de um epiciclo é sempre constante, nunca coincidindo com o centro do deferente".



V. Kepler é conhecido por suas três leis que descrevem o comportamento do movimento dos planetas ao redor do Sol.


Esta alternativa está correta. Os estudos de Kepler gerou três leis que permitem entender a orbita dos planetas: 1ª Lei de Kepler - Lei das Órbitas; 2ª Lei de Kepler - Lei das Áreas e 3ª Lei de Kepler - Lei dos Períodos.


Fonte


Algumas definições: deferentes, epiciclos, etc. http://www.ghtc.usp.br/server/Sites-HF/Egont-Schenkel/24_math.htm . Acessado em 13 de outubro de 2.016.

Só Física - Leis de Kepler. http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/GravitacaoUniversal/lk.php. Acessado em 13 de outubro de 2.016.



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