Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 31 - Processo Seletivo - Senai - 2.016

Processo Seletivo: Curso Técnico
Ano: 2º semestre de 2016
Órgão: SENAI
Prova: CGF 2120
Fonte: Portal SENAI


Um controle de vídeo game possui 4 botões do tipo gatilho, 4 botões para movimentação, 4 botões para ação, 2 botões analógicos e 2 botões start/pause, conforme ilustrado pela imagem abaixo.




Com intenção de confundir seu irmão, um garoto resolve mudar as funções de cada botão todos os dias. No entanto, as funções de cada categoria de botão não podem ser misturadas, por exemplo, uma função de um botão de ação não pode ser atribuída a um botão de movimento, apenas a outro botão que também tem a função de ação. Nessas condições, qual é o número de maneiras diferentes que este garoto pode configurar o controle do vídeo game?


a. 16.

b. 36.

c. 76.

d. 256.

e. 55296.


Solução: (e)


Segundo o enunciado:


(i) 4 botões do tipo gatilho:


 Botão
  1° botão  
  2° botão  
  3° botão  
  4° botão  
 Possibilidades 
4
3
2
1



$T_{B1}=4\times 3 \times 2 \times 1=24$


(ii) 4 botões para movimentação:


 Botão
  1° botão  
  2° botão  
  3° botão  
  4° botão  
 Possibilidades 
4
3
2
1



$T_{B2}=4\times 3 \times 2 \times 1=24$


(iii) 4 botões para ação:


 Botão
  1° botão  
  2° botão  
  3° botão  
  4° botão  
 Possibilidades 
4
3
2
1



$T_{B3}=4\times 3 \times 2 \times 1=24$


(iv) 2 botões analógicos:


 Botão
  1° botão  
  2° botão  
 Possibilidades 
2
1



$T_{B4}=2 \times 1=2$


(v) 2 botões start/pause:


 Botão
  1° botão  
  2° botão  
 Possibilidades 
2
1



$T_{B5}=2 \times 1=2$


O total de combinações é o produto destes cinco valores:


$Total=T_{B1}\times T_{B2}\times T_{B3}\times T_{B4}\times T_{B5}=24\times 24\times 24\times 2\times 2=55.296$


O número de maneiras diferentes que este garoto pode configurar o controle do video game é de 55.296 maneiras.



***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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