Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 14 - Concurso Professor de Matemática - E.F. II - Pref. da Estância Turística de Tremembé / SP - 2.016

Cargo: Professor de Educação Básica - 6º ao 9º ano - Matemática
Ano: 2016
Órgão: Prefeitura da Estância Turística de Tremembé / SP
Instituição: MSCONCURSOS
Fonte: PCI Concursos


Considere como verdadeira a proposição: “se não chover, então todos os candidatos prestarão o concurso”. Assim, pode-se afirmar corretamente que:


a) Se um dos candidatos não prestou o concurso, então choveu.

b) Se todos os candidatos prestaram o concurso, então choveu.

c) Se todos os candidatos prestaram o concurso, então não choveu.

d) Se choveu, então todos os candidatos não prestaram o concurso.


Solução: (a)


Na proposição: “se não chover, então todos os candidatos prestarão o concurso”, o se ..., então... indica um conectivo lógico condicional $\left ( \rightarrow \right )$.


Temos duas proposição $p$ e $q$, ou seja, $p \rightarrow q$. O conectivo lógico condicional apresenta duas equivalências:


(i) $p\rightarrow q=\sim p\vee q$, onde lê-se "se $p$ então $q$ é equivalente a não $p$ ou $q$;


(ii) $p\rightarrow q=\sim q \rightarrow \sim p$, onde lê-se "se $p$ então $q$ é equivalente a se não $q$ então não $p$;


Segundo o enunciado:


$p$: não chover.


$q$: todos os candidatos prestarão o concurso.


Analisando cada alternativa, lembrando que $\sim $ indica a negação ou contrário, ou seja, $\sim p$ indica que choveu já que $\sim q$ indica que não choveu.


a) Se um dos candidatos não prestou o concurso, então choveu.

Proposição: um dos candidatos não prestou o concurso= $\sim q$.

Proposição: choveu = $\sim p$.

Se um dos candidatos não prestou o concurso, então choveu: $\sim q \rightarrow \sim p$.

Alternativa correta, pois é equivalente lógica da afirmação do enunciado: $ \sim q\rightarrow \sim p=p \rightarrow q$.


b) Se todos os candidatos prestaram o concurso, então choveu.

Proposição: todos os candidatos prestaram o concurso= $q$.

Proposição: choveu = $\sim p$.

Se todos os candidatos prestaram o concurso, então choveu: $q\rightarrow \sim p$.

Alternativa incorreta, pois é equivalente lógica da afirmação do enunciado $ q\rightarrow \sim p \neq p \rightarrow q$.


c) Se todos os candidatos prestaram o concurso, então não choveu.

Proposição: todos os candidatos prestaram o concurso= $q$.

Proposição: não choveu = $p$.

Se todos os candidatos prestaram o concurso, então choveu: $q\rightarrow p$.

Alternativa incorreta, pois é equivalente lógica da afirmação do enunciado $ q\rightarrow p \neq p \rightarrow q$.


d) Se choveu, então todos os candidatos não prestaram o concurso.

Proposição: choveu= $\sim p$.

Proposição: todos os candidatos não prestaram o concurso = $\sim q$.

Se todos os candidatos prestaram o concurso, então choveu: $\sim p\rightarrow \sim q$.

Alternativa incorreta, pois é equivalente lógica da afirmação do enunciado $\sim p\rightarrow \sim q \neq p \rightarrow q$.




***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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