Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 39 - Concurso Professor de Matemática - E.I. e E.F. - Pref. de Marilândia / ES - 2.016

Cargo: Professor B - Educação Infantil e Ensino Fundamental - Matemática
Ano: 2016
Órgão: Prefeitura de Marilândia / ES
Instituição: IDECAN
Fonte: PCI Concursos


As funções $f\left ( x \right )=\frac{x+1}{3}$, $g\left ( x \right )=x+1$ e $h\left ( x \right )=4x-4$, com $x\in \mathbb{R}_{+}^{*}$ formam, nesta ordem, uma progressão geométrica crescente. Dessa forma, a razão q dessa progressão é:

A) 2.

B) 3.

C) 4.

D) 7.


Solução: (B)

Segundo o enunciado $x\in \mathbb{R}_{+}^{*}=\left \{ x\in \mathbb{R}\mid x> 0 \right \}$

Para determinar o n-éssimo termo, $a_{n}$ de uma progressão geométrica (p. g.) é obtido segundo a igualdade: $a_{n}=a_{1}\cdot q^{n-1}$, onde $q$ é a razão da p. g.

Desta forma podemos considerar os três termos de uma p. g. da seguinte forma:


$\left \{ \frac{a_{n}}{q};\; a_{n};\; a_{n}\cdot q \right \}$


Uma propriedade importante de três termos consecutivos de uma p. g. é: o quadrado do termo do central é igual ao produto dos outros dois termos:


$\left (a_{n} \right )^{2}=a_{n-1}\cdot a_{n+1}$


Desta forma temos:


$\left \{ f\left ( x \right );\; g\left ( x \right );\; h\left ( x \right ) \right \}\Rightarrow \left [ g\left ( x \right ) \right ]^{2}=f\left ( x \right )\cdot h\left ( x \right )$


$\left ( x+1 \right )^{2}=\left ( \frac{x+1}{3} \right )\cdot \left ( 4\cdot x-4 \right )$


$x^{2}+2\cdot x+1=\frac{4\cdot x^{2}-4}{3}$


$3\cdot x^{2}+6\cdot x+3=4\cdot x^{2}-4$


$4\cdot x^{2}-6\cdot x -7=0$


$x=\frac{-\left ( -6 \right )\pm \sqrt{\left ( -6 \right )^{2}-4\cdot 1\cdot \left ( -7 \right )}}{2\cdot 1}=\frac{6\pm \sqrt{64}}{2}=\frac{6\pm 8}{2}=3\pm 4$


$\left\{\begin{matrix} x_{1}=3-4=-1\\ x_{2}=3+4=7 \end{matrix}\right.$


Desta forma:


$f\left ( 7 \right )=\frac{7+1}{3}=\frac{8}{3}$


$g\left ( 7 \right )=7+1=8$


$h\left ( 7 \right )=4\cdot 7-4=28-4=24=8\cdot 3$


$\therefore \left \{ \frac{a_{n}}{q};\; a_{n};\; a_{n}\cdot q \right \}= \left \{ \frac{8}{3};\; 8;\; 8\cdot 3 \right \}\Rightarrow q=3$.


Portanto a razão da p. g. é igual a 3.


***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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