Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 39 - Concurso Professor de Matemática - E.F. - Pref. de Aceguá / RS - 2.016

Cargo: Professor - Séries Finais do Ensino Fundamental - Matemática
Ano: 2016
Órgão: Prefeitura Aceguá / RS
Instituição: OBJETIVA
Fonte: PCI Concursos


Sabe-se que determinada figura no plano cartesiano é formada pelos pontos $A\left ( 1,\: 5 \right )$, $B\left ( 1,\: 2 \right )$, $C\left ( 5,\: 2 \right )$ e $D\left ( 5,\: 5 \right )$. Com base nisso, assinalar a alternativa que apresenta o perímetro dessa figura:

a) 12 ua.

b) 14 ua.

c) 16 ua.

d) 18 ua.


Solução: (b )

Para calcular o perímetro, $P$, do quadrilátero devemos calcular as distâncias entre os pontos que formam, logo:

$P=d\left ( A,\: B \right )+d\left ( B,\: C \right )+d\left ( C,\: D \right )+d\left ( D,\: A \right )$

O cálculo da distância entre dois pontos é dado:

$d\left ( P_{1},\: P_{2} \right )=\sqrt{\left ( x_{1}-x_{2} \right )^{2}+\left ( y_{1}-y_{2} \right )^{2}}$

Calculando as distâncias:

$\left\{\begin{matrix} d\left ( A,\: B \right )=\sqrt{\left ( 1-1 \right )^{2}+\left ( 5-2 \right )^{2}}=3\\ d\left ( B,\: C \right )=\sqrt{\left ( 1-5 \right )^{2}+\left ( 2-2 \right )^{2}}=4\\ d\left ( C,\: D \right )=\sqrt{\left ( 5-5 \right )^{2}+\left ( 2-5 \right )^{2}}=3\\ d\left ( D,\: A \right )=\sqrt{\left ( 5-1 \right )^{2}+\left ( 5-5 \right )^{2}}=4 \end{matrix}\right.$

$P=3+4+3+4=14$

A Figura 1 apresenta a disposição dos pontos no plano cartesiano.

Figura 1: Quadrilátero formado pelos quatro pontos do enunciado.

Logo o perímetro mede 14 u.d. (unidades de distância).

***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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