Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 17 e 18 – Vestibulinho Etec – Centro Paula Souza – 2° Semestre de 2.016


Leia o texto para responder às questões de números 17 e 18.



O uso do chuveiro elétrico representa uma parcela significativa do gasto com energia elétrica em uma casa. Nos dias de maior insolação, este gasto pode ser diminuído com o uso de aquecedores solares de água.


Um modelo simples e de baixo custo, construído com garrafas plásticas de refrigerante e caixas de leite, substitui com bastante eficiência painéis solares produzidos industrialmente.


Observe a fotografia de um desses painéis em que sua capacidade de aquecimento está sendo testada.



Nessa construção, dezoito canos de PVC, dispostos um ao lado do outro, estão conectados em seus extremos por dois canos horizontais. Cada um dos dezoito canos é envolvido por garrafas com o fundo cortado. Dentro de cada garrafa há uma peça obtida do corte de embalagens de leite, pintada na cor preto-fosco. Desempenhando a função de reservatório de água foi usada uma caixa de isopor.


Os dois canos horizontais estão em alturas diferentes e ambos se conectam ao reservatório de água. O cano horizontal superior se conecta ao reservatório em um ponto mais acima do ponto de conexão do cano horizontal inferior.


A água preenche todo o sistema, que funciona automaticamente sem o auxílio de bombas hidráulicas, uma vez que a água na tubulação do painel, aquecida pelo Sol, torna-se menos densa e sobe. Ao procurar uma posição mais elevada ela flui para o reservatório.


Questão 17


Na descrição deste painel solar, constata-se que o fluxo natural da água obedece ao fenômeno físico denominado


(A) condução.

(B) convecção.

(C) irradiação.

(D) liquefação.

(E) sublimação.


Solução: (B)


Analisando cada alternativa:


(A) condução: é o tipo de propagação do calor que consiste na transferência de energia térmica entre as partículas que compõe o sistema, sendo que ocorre com maior frequência em sólidos. Logo a alternativa está incorreta.


(B) convecção: é o tipo de propagação do calor que ocorre nos fluidos em geral em decorrência da diferença de densidade entre as partes que formam o sistema. Por exemplo: na geladeira os alimentos são resfriados dessa forma. Logo a alternativa está correta.


(C) irradiação: é tipo de propagação do calor ocorre através dos raios infravermelhos que são chamadas ondas eletromagnéticas, não sendo necessário que haja meio material. Logo a alternativa está incorreta.


(D) liquefação: ou fusão, é um dos estados físicos da máteria onde a matéria passa do estado sólido para o estado líquido.


(E) sublimação: é um dos estados físicos da máteria onde a matéria passa do estado sólido para o estado gasoso.


Fonte:

Condução, Convecção e Irradiação:

Mudanças de estado físico-b: Fusão, solidificação, vaporização, sublimação e condensação: 



Questão 18


Na fase de testes deste painel, a água atingiu, em pouco mais de uma hora, a temperatura de 45 ºC (muito alta para um banho). Como o aquecedor de baixo custo funcionou surpreendentemente bem, seu construtor desejou divulgar os resultados na internet, tendo o cuidado de transcrever essa temperatura para a escala Fahrenheit, com o intuito de que um internauta, acostumado com esta escala, também fosse capaz de entender rapidamente a informação.


Desse modo, a temperatura que deverá ser divulgada na internet será, em graus Fahrenheit, aproximadamente,



(A) 9.

(B) 49.

(C) 81.

(D) 113.

(E) 240.


Solução: (D)


Segundo o enunciado temos a seguinte relação entre a tempreatura em Celsius e Fahrenheit:


$\frac{t_{C}}{5}=\frac{t_{F}-32}{9}$


Substituindo o valor em graus Celsius:


$t_{C}=45^{\circ}\Rightarrow \frac{45}{5}=\frac{t_{F}-32}{9}$


$t_{F}=\frac{45\cdot 9}{5}+32=81+32=113^{\circ}$


Divulgada na internet será, em graus Fahrenheit, aproximadamente, $113^{\circ}F$.



***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Origami Modular: Hexaedro Regular

Seguidores