Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 16 - Concurso Professor de Matemática - Pref. Maranguape / CE - 2.016

Cargo: Professor - Matemática
Ano: 2016
Órgão: Prefeitura de Maranguape / CE
Instituição: GR Consultoria e Assessoria
Fonte: PCI Concursos


Usando a lógica, complete a tabela numérica a seguir.

A soma dos números que completam, corretamente, a tabela é igual a

a) 52;
b) 59;
c) 65;
d) 68.

Solução: (d)

Analisando as colunas da esquerda para a direita:

(i) na quarta coluna, podemos observar que: 42 - 26 = 16; 58 - 42 = 16 e 74 - 58 = 16, ou seja, é uma progressão aritmética (P. A.) de razão 16;

(ii) na terceira coluna, podemos observar que: 38 - 30 = 8;

(iii) na segunda coluna, podemos observar que: 12 - 8 = 4;

Seguindo a lógica da quarta coluna, podemos considerar a hipotipose de:

(i) que a primeira coluna é uma P. A. de razão igual a 2, então temos: 5; 5 + 2 = 7; 7 + 2 = 9; 9 + 2 = 11;

(ii) que a segunda coluna é uma P. A. de razão igual a 4, então temos: 8; 12; 12 + 4 = 16; 16 + 4 = 20;

(iii) que a terceira coluna é uma P. A. de razão igual a 8, mas a tabela não mostra os primeiros números, então realizaremos o processo inverso: 38; 30; 30 - 8 = 22; 22 - 8 = 14;

Completando a tabela obtemos:



Somando os valores que encontramos: 7 + 9 + 16 + 14 + 22 = 68.

***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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