Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 11 - Concurso Professor de Matemática - Pref. Maranguape / CE - 2.016

Cargo: Professor - Matemática
Ano: 2016
Órgão: Prefeitura de Maranguape / CE
Instituição: GR Consultoria e Assessoria
Fonte: PCI Concursos


Segundo a LDB “a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias, de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado, aos exames finais, quando houver.”

A direção exigiu aos coordenadores que o calendário escolar fosse organizado, com a carga horária mínima, exigida pela LDB e em, exatamente 200 dias.

Portanto, para atender às demandas da direção, o horário escolar deve ser organizado em:

a) 3 aulas de 70 minutos por dia;
b) 5 aulas de 40 minutos por dia;
c) 5 aulas de 50 minutos por dia;
d) 6 aulas de 40 minutos por dia;

Solução: (d)

Dividindo 800 horas em 200 dias obtemos: 800 / 200 = 4 horas de aula por dia.

Sabemos que 1 hora equivale a 60 minutos, então: 4 horas x 60 min / hora = 240 minutos de aulas por dia.

Analisando as alternativas:

a) 3 aulas de 70 minutos por dia, equivalem a: 3 aulas x 70 min. / aula = 210 minutos de aula por dia; 

b) 5 aulas de 40 minutos por dia, equivalem a: 5 aulas x 40 min. / aula = 200 minutos de aula por dia; 

c) 5 aulas de 50 minutos por dia, equivalem a: 5 aulas x 50 min. / aula = 250 minutos de aula por dia; 

d) 6 aulas de 40 minutos por dia, equivalem a: 6 aulas x 40 min. / aula = 240 minutos de aula por dia;

***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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