Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 06 - Concurso Professor de Matemática - Instituto Federal / MS - 2.016

Cargo: Professor - Matemática
Ano: 2016
Órgão: IF / MS
Instituição: IF / MS


Supondo que numa indústria o custo médio da produção, em função da quantidade produzida “x”, é dado por:

$C\left ( x \right )=\frac{x}{20}+25+\frac{125}{x}$

Determine a quantidade conveniente para que o custo médio seja mínimo:

A) 10
B) 20
C) 30
D) 40
E) 50

Solução: (E)

1º passo: derivar a função $C\left ( x \right )$:

$\frac{d}{dx}C\left ( x \right )=\frac{1}{20}-\frac{125}{x^{2}}$

2º passo: encontrar os pontos críticos, considerando:

$\frac{d}{dx}C\left ( x \right )=0$

$\frac{1}{20}-\frac{125}{x^{2}}=0$

$\frac{x^{2}-2500}{20\cdot x^{2}}=0$

$x^{2}-2500=0$

$x=\pm \sqrt{2500}=\pm 50$

Observe que o valor negativo não interessa em nossa resolução por dois motivos: primeiro não produzimos quantidades negativas de determinado produto e segundo não temos valores negativos nas alternativas.

3º passo: considerar um valor antes e outro depois do ponto critico $x = 50$, neste caso podemos escolher o 49 e o 51.

4º passo: substituir o 49 e o 51 em $\frac{d}{dx}C\left ( x \right )$ analisando o resultado.

$\frac{d}{dx}C\left ( x \right )=\frac{1}{20}-\frac{125}{x^{2}}$

$\frac{d}{dx}C\left ( 49 \right )=\frac{1}{20}-\frac{125}{49^{2}}=\frac{2401-2500}{20\cdot 49^{2}}=-\frac{99}{20\cdot 49^{2}}$

$\frac{d}{dx}C\left ( 49 \right )< 0$

Logo a função está decrescendo na direção de $x = 49$ para $x = 50$.

$\frac{d}{dx}C\left ( 51 \right )=\frac{1}{20}-\frac{125}{51^{2}}=\frac{2601-2500}{20\cdot 51^{2}}=\frac{101}{20\cdot 51^{2}}$

$\frac{d}{dx}C\left ( 51 \right )> 0$

Logo a função está decrescendo na direção de $x = 50$ para $x = 51$.

Então no ponto $x=50$ temos um ponto de mínimo.

***


Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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