Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Dica de Leitura: Os números (não) mentem: como a matemática pode ser usada para enganar você



Um livro sobre números que não foi escrito por um matemático, “OS NÚEMROS (NÃO) MENTEM: como a matemática pode ser usada para enganar você” é uma leitura altamente indicada para todos, mesmo que você não seja da área de exatas pode aprender muito obre as influencias dos números no seu cotidiano. 

A atual sociedade está inundada por números. Encontramos números nos valores econômicos, pesquisas de opinião, valores calóricos, rendimentos e diversas estatísticas e não é sem motivos que os números influenciam em muito as nossas decisões e a forma como aceitamos determinada situação como verdadeira ou falsa. 

Para o jornalista Charles Seife, autor do livro, com alguns números utilizados de forma correta podemos convencer ou ser convencidos de qualquer coisa: desde o resultado de uma eleição duvidosa, pesquisa de opinião e resultados estatísticos que relacionam conceitos absurdos. 

Leitores do livro “O pequeno Príncipe” do autor Antoine de Saint-Exupéry conhecem a influência dos números na sociedade: 

As pessoas grandes adoram os números. Quando a gente lhes fala de um novo amigo, elas jamais se informam do essencial. Não perguntam nunca: "Qual é o som da sua voz? Quais os brinquedos que prefere? Será que ele coleciona borboletas? 

"Mas perguntam: "Qual é sua idade? Quantos irmãos tem ele? Quanto pesa? Quanto ganha seu pai?" Somente então é que elas julgam conhecê-lo.

Se dizemos às pessoas grandes: "Vi uma bela casa de tijolos cor-de-rosa, gerânios na janela, pombas no telhado. . . " elas não conseguem, de modo nenhum, fazer uma ideia da casa. É preciso dizer-lhes: "Vi uma casa de seiscentos contos".

Então elas exclamam: "Que beleza!"

Os números são o meio de propaganda mais eficaz quando se trata de desarmar os céticos, confundir a imprensa e enganar o público.

Seife revela que diversas pessoas se especializam na utilização de falácias matemáticas como uma perigosa ferramenta de persuasão. 

Analisando algumas situações veiculadas pela imprensa, divulgadas por fabricantes, censos populacionais, números ocultados pelos bancos ou produzidos nos tribunais, ele nos ensina a desenvolver o ceticismo necessário para saber de onde surgem os dados que são divulgados.

O autor lança um alerta: ou aprendemos a lutar contra os argumentos enganadores, ou continuaremos vulneráveis a muitos males, entre eles a derrocada da democracia.

Ficha Técnica

Assunto: Ciências Exatas-Matemática
Autor(a): Charles Seife
Tipo: Brochura
Páginas: 264
Dimensões: 16 x 23cm
Edição:
Editora: Zahar
ISBN: 9788537808245

***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Origami Modular: Hexaedro Regular

Seguidores