Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

BOJAGI, um Jogo com Geometria, Aritmética e Teoria dos Números

Gosta de matemática? E de quebra-cabeças?  David Radcliffe reuniu os dois em um jogo simples, mas desafiador chamado BOJAGI.

E o melhor disponibilizou para jogar on-line em Bojagi (http://bojagi-gotmath.rhcloud.com/).

A apresentação do Bojagi é bem simples: uma grade de pontos com alguns números nela. O objetivo é desenhar um retângulo ao redor de cada número da seguinte forma:

(1) o número representa cada área do retângulo que a contém;

(2) os retângulos não se sobrepõem, e;

(3) os retângulos devem preencher toda a grade.

Na Figura 1 está o primeiro quebra-cabeça que aparece quando você clica no link do jogo.


Figura 1: Primeiro Jogo


Recomendo que tente resolve-lo, mas vou deixar a solução no final!


O Bojagi é um jogo que pode ser utilizado pelo professor não apenas para trabalhar conceitos de áreas de retângulos.

Para ser bom em resolver o quebra-cabeça é necessário um bom conhecimento de multiplicação, pois você deve dominar a forma com se pode fatorar um número, por exemplo, 30 pode ser fatorado por 1 x 30, 2 x 15, 3 x 10 ou 5 x 6, bem como temos uma grade de 10 x 10 pontos devemos desconsiderar 1 x 30 e 2 x 15, sendo a solução 3 x 10 ou 5 x 6.

A prática de fatoração auxilia muito na realização de cálculos mentais.

Outro conceito abordado é a propriedade comutativa da multiplicação, a famosa “ordem dos fatores não altera o produto”, pois interfere na posição do retângulo na grade.

A menu no canto superior direito do site inclui dois links: List (Lista) e Create (Crie). A primeira delas é uma lista dos quebra-cabeças criados pelos usuários do site e o segundo é uma interface que permite que você crie o seu próprio quebra-cabeça e desafie seus colegas ou outros usuários.

Mas não menospreze a matemática por trás da construção do quebra-cabeça. A base do quebra-cabeça utiliza a partição de números inteiros que é uma área da teoria dos números.

Dado um número inteiro positivo n, uma partição de n é um modo de representar n como uma soma de números inteiros positivos, por exemplo, 4, podem ser representado como 4, 3 + 1, 2 + 2, 2 + 1 + 1, ou 1 + 1 + 1 + 1 + 1. Denotamos por p(n) o número de partições de n. Assim, p(4) = 5.

No jogo a grade tem uma área total de n e cada quebra-cabeça é uma partição de n. O primeiro jogo tem uma grelha de 10 x 10, de modo que n = 100.

Temos que p(100) = 190.569.292, assim, em princípio, há um grande número de diferentes quebra-cabeças 10 x 10.

Infelizmente nem todos eles são possíveis, no entanto, por exemplo, não é possível associar um quebra-cabeça para a partição 100 = 99 + 1 sobre uma grelha de 10 x 10 desde a área de um retângulo de 99 teriam que ter um lado de comprimento, pelo menos 11.

Fique tranquilo isso é muito mais do que você precisa saber para desfrutar Bojagi.

E, como prometido, aqui está a solução para o primeiro quebra-cabeça.





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Educadores Multiplicadores

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