Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Ói, ói o Trem


Um estudante e uma estudante acabaram de concluir algumas medições meteorológicas para uma pesquisa e estão descansando em uma colina.

Um trem de carga que percorre uma estrada de ferro pelo vale, sua locomotiva fumegante ferozmente e bufando puxando um comboio por uma ligeira inclinação. Ao longo do leito da estrada de ferro o vento está soprando de forma constante, sem rajadas.

"Qual a velocidade do vento que indica nossas medições?" – perguntou o moço.

"Vinte quilômetros por hora." – respondeu a moça.

"Isso é o suficiente para que eu determine a velocidade do trem." – afirmou o moço.

"Como assim?!" – pergunta a moça com tom de dúvida.

"Tudo que você tem a fazer é observar com um pouco mais de atenção o movimento do trem." – responde o moço.

A menina pensou um pouco e também percebeu que poderia determinar a velocidade do trem.

O que os estudantes viram foi precisamente representado pelo artista que desenhou a gravura reproduzida abaixo.

Gravura que representa o trem observado pelos estudantes enquanto descansavam na colina.

Qual foi a velocidade do trem determinado pelos estudantes?


Baseado de: KORDEMSKY, Boris A. The Moscow Puzzles: 359 Mathematical Recreations. Dover Publications, Inc., New York: 1.992.









***


Apresentamos uma situação problema para ver o quão bom é seu cérebro, que exige apenas persistência, paciência e concentração.

Recomendo analisar com calma a imagem e anotar as suas conclusões antes de revelar a solução.

Para ver a revelar/ocultar a solução basta clicar na imagem abaixo:



***
Educadores Multiplicadores
Professor compartilhe sua criatividade!

Compartilhe esta ideia de divulgar a Matemática!





Comentários

Anônimo disse…
Legal!

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Cruzadas Matemáticas

Seguidores