Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 69 – Prova do Estado – (OFA) 2.013 – Professor de Educação Básica II

Observe os três primeiros elementos de uma sequência de figuras:


Mantida a lógica de formação, o número de quadradinhos não pintados da figura 8 dessa sequência é

(A) 63.

(B) 143.
(C) 224.
(D) 360.
(E) 440.

Solução: (C)
 
Observe que:

Na figura 1 temos um quadradinho escuro; na figura 2 temos 9 quadradinhos: 8 claros e um escuro; na figura 3 temos 25 quadradinhos: 24 claros e um escuro.

O número de quadradinhos é obtido pelo produto do número de quadradinhos que formam o lado do quadrado e segue a sequência: 12, 32, 52, ...

O número de quadradinhos que representa o lado do quadrado maior é um número impar iniciando a sequência: 1, 3, 5, 7, ... , então a oitava figura possuirá o lado formado por 15 quadradinhos, então ao todo temos 225 quadradinhos: sendo 224 claros e 1 escuro.

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