Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

Questão 53 – Prova do Estado – (OFA) 2.010 – Professor de Educação Básica II

O ensino de uma estratégia para trissectar um segmento de reta com régua e compasso, tradicionalmente abordado nos livros didáticos no ensino fundamental, necessita que o professor tenha trabalhado antes, com seus alunos,

(A) o teorema de Pitágoras.
(B) o teorema de Tales.
(C) o teorema das bissetrizes.
(D) o baricentro de um triângulo.
(E) a soma dos ângulos internos de um polígono.

Solução: (B)

Na matemática trissectar significa dividir em três partes iguais. Na divisão de um segmento de reta em três partes iguais, seguimos os passos: (1) traçar um segmento de reta AB (esta é o segmento que devemos trissectar), e a partir do ponto A e com um ângulo agudo de dimensão à nossa escolha, traçar uma semirreta; (2) Utilizando o compasso com uma abertura qualquer (e sem modificá-la), marcar em cima da semirreta os pontos C, D e E. (3) com o auxilio da régua unir o ponto E ao B. (4) traçar paralelas ao segmento de reta E B passando pelos pontos D e C, obtemos a divisão do segmento de reta A B em três partes iguais.

Segundo o Teorema de Tales feixes de retas paralelas cortadas ou intersectadas por segmentos transversais (ou retas concorrentes) formam segmentos de retas proporcionalmente correspondentes.

Observe que no passo (1) e (2) construímos dois segmentos de retas concorrentes e no passo (4) construímos um feixe de retas paralelas.

Desta forma a divisão de um segmento de reta em partes iguais por meio de régua e compasso é uma prática do Teorema de Tales
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Latex Editor (Equações Matemáticas)

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