Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

Questão 41 – Prova do Estado – (OFA) 2.010 – Professor de Educação Básica II

Um professor utilizou as malhas quadriculadas indicadas na figura a seguir para exemplificar, com seus alunos, a ideia de fração equivalente.


Em seguida, o professor pediu que seus alunos pintassem em uma malha quadriculada semelhante às anteriores, porém com 50x50 quadradinhos, uma fração equivalente às frações que haviam sido representadas em seus exemplos.

Os alunos que responderam corretamente a pergunta pintaram um total de quadradinhos igual a

(A) 1 600.
(B) 1 200.
(C) 800.
(D) 400.
(E) 200.

Solução: (C)

Na malha 10 x 10 foram pintados 32 quadradinhos de 100, logo uma fração 32 / 100; na malha 20 x 20 foram pintados 128 quadradinhos, logo uma fração 128 / 400; na malha 50 x 50 temos que determinar um numerador de uma fração equivalente a 32 /100 cujo denominador é 2500.

32 / 100 = x / 2500

Obtemos frações equivalentes quando multiplicamos o numerador e o denominador por um mesmo valor, logo o denominador foi obtido pelo produto de 100 por 25, logo obtemos o numerador pelo produto: x = 32 ∙ 25 = 800.
Postar um comentário

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Teste de Inteligência?

Qual é a diferença entre um Número e um Algarismo?

Seguidores

Google+ Followers