Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 37 – Prova do Estado – (OFA) 2.010 – Professor de Educação Básica II

Analise as afirmações a respeito da pirâmide representada na figura, cuja base ABCD tem a forma quadrada:


I. as arestas CD e AE são reversas;
II. as arestas AB e ED são paralelas;
III. as arestas BC e ED são concorrentes.

Pode-se afirmar que é correto apenas o que se afirma em

(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) I e II.
(E) I e III.

Solução: (A)

Cada aresta da pirâmide é considerada um segmento de reta. Duas retas (ou segmento de reta) são: concorrentes se, e somente se, elas têm um único ponto comum; paralelas se, e somente se, ou são coincidentes ou são coplanares e não têm ponto comum; reversas se, e somente se, não existe plano que as contenha.

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