Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 69 – Formação Básica do Professor e Formação Específica do Professor – 2.007 – Estado de São Paulo

As bases de um trapézio isósceles medem, respectivamente, 5 e 21. A medida de cada lateral é 17. O  volume do sólido obtido pela rotação desse trapézio em torno da base menor é

(A) 1 125 π.
(B) 2 925 π.
(C) 3 525 π.
(D) 4 725 π.
(E) 5 325 π.

Solução: (C)

A rotação de trapézio isósceles gera um cilindro cujas faces redondas possuem  cones retos na parte interna.
Figura 1: Rotalção do Trapézio Isósceles gera um sólido.

Figura 2: Corte do sólido, destacando as dimensões do Trapésio Isósceles.

Desta forma o volume deste sólido é obtido subtraindo-se o volume dos cones do volume do cilindro.


O raio do cilindro e do cone é igual a altura do trapézio obtido aplicando-se o teorema de Pitágoras. 

h2 = c2 + c2 

172 = r2 + 82 

172 – 82 = r2 

289 – 64 = r2 

225 = r2 

15 = r

Calculando o volume do cone:

Vcone = (1 / 3) ∙ π ∙ r2 ∙ h = (1 / 3) ∙ π ∙ 152 ∙ 8 = (8 / 3) ∙ 152 ∙ π

Calculando o volume do cilindro:

Vcilindro = π ∙ r2 ∙ h = π ∙ 152 ∙ 21 = 21 ∙ 152 ∙ π

Determinando o volume do sólido:

Vsólido = Vcilindro – 2 ∙ Vcone

Vsólido = 21 ∙ 152 ∙ π – 2 ∙ [(8 / 3) ∙ 152 ∙ π] = 3525 ∙ π

Resolução a pedido da Profª. Cleonice. 

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