Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 68 – Formação Básica do Professor e Formação Específica do Professor – 2.007 – Estado de São Paulo

A quantidade de valores reais a, para os quais a intersecção das retas de equações 2 ∙ a2 ∙ x – 3 ∙ y = 1 e x + 2 ∙ (1 – a2) ∙ y = 4 é vazia, é

(A) 0.

(B) 1.
(C) 2.
(D) 3.
(E) 4.

Solução: (C)

Para a intersecção das retas 2 ∙ a2 ∙ x – 3 ∙ y = 1 e x + 2 ∙ (1 – a2) ∙ y = 4 seja vazia é necessário que estas retas sejam paralelas não coincidentes.

Para que as retas sejam paralelas, os coeficientes angulares das retas devem ser iguais.

2 ∙ a2 ∙ x – 3 ∙ y = 1

2 ∙ a2 ∙ x – 1 = 3 ∙ y

(2 ∙ a2 ∙ x) / 3 – (1 / 3) = 3

O coeficiente angular da reta 2 ∙ a2 ∙ x – 3 ∙ y = 1 é (2 ∙ a2) / 3.

x + 2 ∙ (1 – a2) ∙ y = 4

2 ∙ (1 – a2) ∙ y = 4 – x

y = 4 / [2 ∙ (1 – a2)] – x / [2 ∙ (1 – a2)]

O coeficiente angular da reta x + 2 ∙ (1 – a2) ∙ y = 4 é – 1 / [2 ∙ (1 – a2)].

Igualando os dois coeficientes obtêm-se:

(2 ∙ a2) / 3 = – 1 / [2 ∙ (1 – a2)]

(2 ∙ a2) ∙ [2 ∙ (1 – a2)] = – 3

4 ∙ a2 (1 – a2) = – 3

4 ∙ a2 – 4 ∙ a4 = – 3

4 ∙ a2 – 4 ∙ a4 + 3 = 0

Realizando uma mudança de variável: a2 = y obtemos a equação do segundo grau:

4 ∙ y  – 4 ∙ y2 + 3 = 0

Resolvendo esta equação obtemos duas raízes: y1 = 3 / 2 e y2 = – 1.

Como a2 = y a solução y = – 1 não gera solução para esta questão.

a2 = y

a2 = 3 / 2

a = ± √(3 /2)

Portanto temos dois valores para a que satisfazem as condições da questão.

Resolução a pedido da Profª. Cleonice.

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