Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 66 – Formação Básica do Professor e Formação Específica do Professor – 2.007 – Estado de São Paulo

Seja ABCD um quadrado de lado unitário. Sendo M e N os pontos médios dos lados AB e BC, respectivamente, e I a in-tersecção dos segmentos DN e CM, a área do triângulo NIC é

(A) 1/20.
(B) 1/16.
(C) 1/12.
(D) 1/10.
(E) 1/8.

Solução: (A)

Seguindo os dados do exercício obtemos a figura:
 
Figura 1: Cosntrução obtida conforme os dados do problema.

1º método de resolução:

Considerando os triângulos NCD e NIC temos: o ângulo NCI é côngruo ao ângulo NDC; o ângulo DNC é côngruo ao ângulo INC (este ângulo é comum aos triângulos NCD e NIC).


Portanto, pelo critério de dois ângulos congruente os triângulos NCD e NIC são semelhantes, assim, o ângulo NIC é reto (90º).

No triângulo NCD, reto em C, temos: NC = 1 / 2 e CD = 1, pelo Teorema de Pitágoras determina-se DN:

DN2 = NC2 + CD2 = 12 + (1 / 2)2

DN2 = 1 + (1 / 4) = 5 / 4

DN = √ (5 / 4) = (√ 5) / 2

Utilizando a razão de semelhança sabemos que:

DN / NC = CD / IC

[(√ 5) / 2] / (1 /2) = 1 / IC

IC = 1 / √5

DN / NC = NC / NI

[(√ 5) / 2] / (1 /2) = (1 / 2) / NI

NI = 1 / (2 ∙ √ 5)

A área do triângulo é o metade do produto da base pela altura.

Atriângulo = (IC ∙ NI) / 2

Atriângulo = {[1 / √5] ∙ [1 / (2 ∙ √ 5)]} / 2 = {1 / [2 ∙ (√ 5)2]} / 2 =

Atriângulo = {1 / 10} / 2 = 1 / 20

2º método de resolução:

Baseado na resolução de Elcioschin (http://www.soensino.com.br/foruns/viewtopic.php?f=5&t=28490).


Figura 2: Quadrado inserido no plano cartesiano.

Coloque o quadrado num sistema cartesiano de ponto (x,y) com os pontos dos
vértices do quadrado em D(0, 0), C(1, 0), M(1/2, 1) e N(1, 1/2)

Na geometria analítica podemos determinar a reta que passa por dois pontos:

Reta DN → y = x / 2

Reta CM → y = (– 2) ∙ (x – 1) → y = – 2x + 2

As coordenadas do ponto I são obtidas igualando as equações da reta DN e da reta CM:

I → x / 2 = – 2x + 2 → xI = 4 / 5 → yI = 2 / 5

I (4 / 5, 2 / 5)

Base do triângulo = NC = 1/2

Altura do triângulo relativa à esta base é obtida calculando a distância entre a abscissa do ponto C e do ponto I

xC – xI = 1 – 4 / 5 = 1 / 5

S = [(1 / 2) ∙ (1 / 5)] / 2 → S = 1 / 20


Resolução a pedido da Profª. Cleonice.

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