Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 57 – Prova do Estado – (OFA) 2.012 – Professor de Educação Básica II

Na figura, temos a representação de uma reta r que passa pelos pontos A e B, com ângulo de inclinação α, em um sistema cartesiano ortogonal com eixo das abscissas x e eixo das ordenadas y.



O quociente |m – n| / |p – q| corresponde ao valor



(A) do sen(α).

(B) do cos(α).

(C) da tg(α).

(D) de 1 / sen(α).

(E)  de 1 / cos(α).

Solução: (C)

Observe que o segmento de reta AB é a hipotenusa de um triângulo retângulo cuja medida do ângulo A é α. A medida do cateto oposto ao ângulo A é obtido pelo |m – n| e a medida do cateto adjacente ao ângulo é obtido pelo |p – q|.

O quociente |m – n| / |p – q| corresponde a divisão do cateto oposto pelo cateto adjacente. A identidade trigonométrica que corresponde a este quociente é a tangente de A, ou seja, tag(α).


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