Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 53 – Prova do Estado – (OFA) 2.012 – Professor de Educação Básica II

Considere como estágio 0 um triângulo retângulo e isós-celes, como estágio 1 um triângulo retângulo com catetos medindo metade dos catetos do triângulo do estágio imediatamente anterior, como estágio 2 um triângulo retângulo com catetos medindo metade dos catetos do triângulo do estágio imediatamente anterior e, assim, sucessivamente, conforme mostra a ilustração.


As áreas das regiões planas limitadas pelos triângulos, ordenadas por estágios, geram uma progressão
 
(A) não aritmética e não geométrica.
(B)  aritmética com razão 1/2.
(C)  aritmética com razão 1/4.
(D) geométrica com razão 1/2.
(E)  geométrica com razão 1/4.

Solução: (E)

Realizando os cálculos das áreas na forma como é dado pelo enunciado, no estagio 0 (e0) temos:



e0 = (b ∙ h) / 2



No estágio e1, a altura e a base do estágio e0 é dividido por 2, logo: h / 2 e b / 2, temos:



e1 = [(b / 2) ∙ (h / 2)] / 2 = [(b ∙ h) / 4] / 2 = (b ∙ h) / 8



No estágio e2, a altura e a base do estágio e1 é dividido por 2, logo: h / 4 e b / 4, temos:



e2 = [(b / 4) ∙ (h / 4)] / 2 = [(b ∙ h) / 16] / 2 = (b ∙ h) / 32



No estágio e3, a altura e a base do estágio e2 é dividido por 2, logo: h / 8 e b / 8, temos:



e3 = [(b / 8) ∙ (h / 8)] / 2 = [(b ∙ h) / 64] / 2 = (b ∙ h) / 128



E assim prossegue indefinidamente, onde temos a sequência:



{(b ∙ h) / 2; (b ∙ h) / 8; (b ∙ h) / 32; (b ∙ h) / 128; ...}



Observe que:



e0 = (b ∙ h) / 2;



e1 = (b ∙ h) / 8 = [(b ∙ h) / 2] ∙ (1 / 4);



e2 = (b ∙ h) / 32 = [(b ∙ h) / 8] ∙ (1 / 4);



e3 = (b ∙ h) / 128 = [(b ∙ h) / 32] ∙ (1 / 4);



Temos uma progressão geométrica cuja razão é (1 / 4).

Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Origami Modular: Hexaedro Regular

Sistema de Equações Ilustradas

Seguidores