Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 53 – Formação Básica do Professor e Formação Específica do Professor – 2.007 – Estado de São Paulo

Um quadrado de área A, um triângulo equilátero de área B e um círculo de área C têm o mesmo perímetro. Então, pode-se afirmar que

(A) A = B = C.
(B) A = C > B.
(C) A > B > C.
(D) C > A > B.
(E) C > B > A.


Solução: (D)

Áreaquadrado = (lado)2 = A

Áreatriangulo = (base ∙ altura) / 2 = B

Áreacírculo = π ∙ (raio)2 = C

Como as figuras possuem o mesmo perímetro, vamos considera-lo como sendo de valor p.

O lado do quadrado mede p / 4, pois o quadrado possui quatro lados iguais.

O lado do triângulo equilátero mede p / 3, pois o triângulo equilátero possui três lados iguais. A altura do triângulo equilátero é obtida pelo uso do teorema de Pitágoras: a2 = h2 – b2, onde h é a medida do lado e b é a medida da medida da base.

a2 = (p / 3)2 – (p / 6)2 = (p2 / 9) – (p2 / 36) = p2 / 12

a = √ (p2 / 12) = p / √12 = p / (2 ∙ √3)

O perímetro do círculo (a circunferência) é obtido pela fórmula: p = 2 ∙ π ∙ r, assim o raio deste circulo é r = p / (2 ∙ π).

Com estes dados determinamos A, B e C.

A = (p / 4)2 = p2 / 42 = p2 / 16

B = {(p / 3) ∙ [p / (2 ∙ √3)]} / 2 = {p2 / (6 ∙ √3)} / 2 = p2 / (12 ∙ √3)

C = π ∙ [p / (2 ∙ π)]2 = π ∙ [p2 / (2 ∙ π)2] = p2 / (4 ∙ π)

Observe que: 

A = (p2 / 4) ∙ (1 / 4) 

B = (p2 / 4) ∙ (1 / 3 ∙ √3)

C = (p2 / 4) ∙ (1 / π)

Para p = 2, (p2 / 4) = 1 e considerando √3 ≈ 1,73e π ≈ 3,14:

[1 / (3 ∙ √3)] < (1 / 4) < (1 / π) →  0,19 < 0,25 < 0,31 

B < A < C → C > A > B 

Resolução a pedido da Profª. Cleonice.

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