Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 49 – Prova do Estado – (OFA) 2.012 – Professor de Educação Básica II

Suponha m e n números reais maiores que zero. Nomeie de T a área da região plana limitada por um triângulo equilátero de lados medindo m unidades e de Q a área da região plana limitada por um quadrado de diagonais medindo n unidades. Para que T seja equivalente a Q, é necessário

(A) (m2 √3) / 4 = (n2 √2) / 2.
(B) (m2 √2) / 4 = (n2 √3) / 2. 
(C) (m2 √3) / 4 = n2 / 2.
(D) (m2 √3) / 2 = n2 / 4.
(E) m2 √3 = n2.

Solução: (C)

Segundo o problema T = Q, para iniciar os cálculos devemos determinar a medida da altura do triângulo equilátero por meio do teorema de Pitágoras:

c2 = h2 – c2
c2 = m2 – (m / 2)2
c2 = m2 – m2 / 4
c2 = 3m2 / 4
c = (m √3) / 2

Por meio do teorema de Pitágoras, determinamos o lado do quadrado:

h2 = c2 + c2
n2 = 2c2
n2 / 2 = c2
n / √2 = c
(n √2) / 2 = c

Igualando a área do triângulo e a área do quadrado, temos:

T = Q
(b • h) / 2 = l2
[m • (m √3) / 2] / 2 = [(n √2) / 2]2
[(m2 √3) / 2] / 2 = [2 n2 / 4]
(m2 √3) / 4 = n2 / 2

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