Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 46 – Prova do Estado – (OFA) 2.013 – Professor de Educação Básica II

Para calcular a soma das medidas dos ângulos internos de um polígono, a professora de matemática desenhou os polígonos na lousa e construiu diagonais de forma a levar os alunos a perceber que os polígonos de 4 lados ou mais podem ser decompostos em triângulos. A figura mostra a decomposição de alguns polígonos em triângulos.


Dessa forma, ela solicitou aos alunos que calculassem a soma das medidas dos ângulos internos de um polígono de 15 lados, multiplicando por 180º o número de triângulos obtidos. Assim, os alunos que responderam corretamente indicaram que a soma das medidas dos ângulos internos desse polígono é

(A) 1 800º.
(B) 2 340º.
(C) 2 520º.
(D) 2 700º.
(E) 5 400º.

Solução: (B)

Seguindo o esquema sugerido pela professora temos: para um polígono de 4 lados obtemos 2 triângulos; para um polígono de 5 lados obtemos 3 triângulos; para um polígono de 6 lados obtemos 4 triângulos; nota-se que o número de triângulos é o número de lados subtraído de 2.

Número de Triângulos = [número de lados (n)] – 2

Para um polígono de 15 lados obtemos 13 triângulos, logo a soma dos ângulos internos é de dado pelo produto:

13 ∙ 180º = 2340º

Comentários

Unknown disse…
Boa noite, estou fazendo os exercícios e cheguei ao mesmo resultado, mas meu calculo foi diferente, ao invés de multiplicarmos 15 por 180, eu multipliquei 13 por 180. Como o polígono tem 15 lados e obtemos 13 triângulos, creio que ao digitar a resposta houve um equivoco.
Obrigado Gislaine! Erro corrigido!

Latex Editor (Equações Matemáticas)

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